sexta-feira, 11 de julho de 2008

Webdesign

Webdesign

O webdesign é uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da web.

Servidor

No caso da internet, o provedor é uma empresa e o servidor é o ambiente onde os sites ficam hospedados.

A expressão servidor web pode significar duas coisas:
1-Um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos (imagens, etc.);
2-Um computador que executa um programa que provê a funcionalidade descrita acima

Linguagens de programação p/ web

Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
Existem várias alternativas que os programadores podem escolher e elas se dividem em duas categorias: as linguagens de alto nível e as linguagens de baixo nível. Exatamente ao contrário do que possa parecer, as linguagens de baixo nível são extremamente sofisticadas e dificílimas de aprender. Mal comparando, elas seriam o mesmo que tentar discutir combustão de motores com o engenheiro projetista de um automóvel, enquanto as linguagens de alto nível são o modo como conversaríamos com o mecânico sobre um ruído no painel, algo bem mais próximo do nosso linguajar normal.

Website

Site é o local onde essa página pode ser encontrada na web. Mas popularmente a expressão site, é empregada no lugar de pagina da web.

Homepage

Página principal, página de entrada (home page ou homepage em inglês) é a página inicial de um site da internet.Compreende uma apresentação do site e de todo seu conteúdo. Seria como a capa de uma revista.

Domínio

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.
Pelas atuais regras, para que o registro de um domínio seja efetivado, são necessários ao menos dois servidores DNS conectados à Internet e já configurados para o domínio que está sendo solicitado.

Redirecionamento

Redirecionador é o nome dado a sites que usam sistema para redirecionar URL de forma que o endereço diminua de tamanho, tornando fácil a memorização por parte dos usuários.

Download/upload

Baixar um arquivo ou documento de outro computador. Load em inglês é carga e down, para baixo, portanto, descarregar. A palavra que a gente nunca usa no Brasil, mas que também existe, é upload, carregar. É quando fazemos o caminho inverso, ao enviarmos um arquivo ou um documento para alguém descarregar do outro lado.

Editor de Páginas

Dreamweaver, Frontpage e Kompo Zer

Nenhum comentário: